Startup que atua com negócios automotivos processa R$ 200 milhões em pedidos de financiamento por mês
CEO quer dobrar a quantidade de agentes autorizados até o final do ano
Uma startup que surgiu da percepção de um empreendedor sobre negócios automotivos e sua paixão sobre o setor. É como Daniel Abbud, CEO da Dryve, define a plataforma, que visa conectar soluções e produtos agregados para facilitar as transações de compra e venda de veículos.
O negócio, iniciado em 2019 com os sócios e empreendedores Pedro Gandra, Cesar Pizolato e Gustavo Almeida, utiliza tecnologia para proporcionar precisão na melhor proposta de financiamento do cliente final.
“Até então o que víamos eram vendedores e compradores espalhados por diversas plataformas sem conexão entre si e carentes de soluções e produtos agregados para complementar as transações. Na prática, utilizamos uma sofisticada combinação de algoritmos a fim de proporcionar velocidade e precisão na viabilização da melhor proposta de financiamento ao cliente”, ressaltou Daniel.
O CEO explica que a tecnologia desenvolvida sugere a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador com valores e taxas atraentes, além de promover um suporte a toda vida útil do carro com serviços personalizados e que se adequam ao bolso e necessidade do consumidor.
Crescente demanda por crédito automotivo
A startup cresceu tanto em dois anos que conta, atualmente, com 120 colaboradores. Além disso, a plataforma processa em média R$ 200 milhões por mês de propostas de financiamento, apontando para uma crescente demanda por crédito automotivo.
Além dos consumidores, que podem comprar seus veículos por meio do modelo de negócio desenvolvido, a Dryve também atua com agentes autorizados, como em concessionárias virtuais para negociar veículos. São 2500 agentes no Brasil, mas Daniel adianta que quer dobrar esse número até o final do ano. A quantidade de agentes por região varia de acordo com a densidade populacional, em um modelo semelhante ao das concessionárias de algumas marcas.
Um agente em potencial pode assinar o serviço da Dryve, tornando-se um associado, utilizando os planos free, totalmente gratuito, com acesso ao app e revenda de produtos, basic e pró, com valores mensais diferenciados e privilégios como anúncios em várias plataformas e comissões variando conforme a opção de assinatura;
“O formato de assinatura dos pacotes apresenta muitas vantagens para o Agente em termos financeiros, tais como uma economia de 63% no Plano Basic, caso ele fosse anunciar seus veículos diretamente nos portais, e 73% de economia no Plano Pro”, acrescenta o CEO.
Retorno de investimento
A agente Chéritti Batista Gonçalves, que mora em Campo Grande, MS, atua na Dryve há nove meses. Ela conheceu a plataforma pelas redes sociais e fez os treinamentos. “Eu nunca havia trabalhado com venda de carros antes, então, foi tudo muito novo para mim. Hoje, com apenas nove meses de atuação, já consigo ter a confiança necessária para prestar total apoio aos meus clientes, que retornam com bons feedbacks do meu trabalho”, observou.
Chéritti, que tem 39 anos e é graduada em administração, afirma que obteve o retorno do seu investimento inicial em três meses de trabalho. “O custo-benefício é excelente já que não precisamos de investimentos em estrutura física, sendo possível trabalhar no modelo home office”, explicou.
Poder de divulgação dos veículos
Em todo o País, pessoas de várias áreas de atuação têm buscado saber mais sobre a startup e se integrar ao modelo de negócios. É o caso de Felipe Ruberti, de Barretos, SP, que está há cerca de dois meses na plataforma.
Ruberti conheceu a Dryve por indicação e que já tinha trabalhado com vendas de veículos. Mas o que o fez decidir por solicitar o agenciamento foi a facilidade em fechar as vendas e o poder de divulgação dos veículos em vários canais. “Pela amplitude do mercado, espero ter um retorno agradável. Esse é um ótimo mercado, espero que melhore ainda mais”, disse o jovem de 22 anos, estudante de agronomia.