Honest market: conheça modelo de negócio que atua com base na confiança ao consumidor

Já ouviu falar de honest market? Na prática, o ‘mercado honesto’, em tradução livre, trata-se de um modelo de negócio no qual não há o papel do atendente no processo de compra, promovendo um auto atendimento totalmente com base na confiança de que o cliente irá cumprir com todas as suas obrigatoriedades. 

“O conceito está mais próximo da nossa realidade do que pensamos. É possível, por exemplo, encontrar o honest market em totens de restaurantes e até mesmo em máquinas de vendas de presentes e tickets no metrô”, afirma  Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo. O executivo ainda explica que a iniciativa, que já tinha força fora do país, ganhou também em âmbito nacional muito por conta do surgimento da Covid-19. Neste contexto, o segmento de mini mercado inteligente se destaca. 

No caso do Minha Quitandinha, que está presente em mais de 25 cidades do Brasil com o conceito de mini mercado inteligente, basta o usuário utilizar o aplicativo da startup para scanear os produtos via QR Code. Em seguida, o pagamento é feito diretamente pelo app por meio do cartão de crédito ou débito. Ao todo, o portfólio da marca conta com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal. Para 2021, a expectativa é conquistar o primeiro milhão, além de triplicar o número de lojas em 2022. 

“O modelo de negócio garante economia de tempo, conforto e segurança ao consumidor, que pode encontrar os itens no próprio condomínio ou local em que está hospedado em um serviço disponível 24 horas nos sete dias da semana. É alinhar praticidade com segurança, algo que nos foi exigido no contexto de pandemia”, pontua Pena.

Com informações da assessoria