Dívidas de início de ano preocupam brasileiros e motivam solicitação de empréstimos

Mais de 25% dos tomadores de empréstimo com baixa renda indicam despesas com transporte, saúde, educação e moradia como preocupações principais no orçamento, conforme pesquisa SuperSim

O primeiro trimestre do ano normalmente traz para os brasileiros uma série de despesas do período, como IPVA, compras de material escolar, quitação de dívidas do final do ano anterior, entre outras. Segundo dados do IPCA referentes a fevereiro, a inflação do mês dobrou em relação a janeiro, chegando a 1,01%, impulsionada principalmente pelas despesas escolares e de alimentação. 

Despesas como essas têm motivado os brasileiros a remanejar suas finanças e, também, contrair empréstimos. A SuperSim, fintech focada em microcrédito para as classes C e D, realizou uma pesquisa com mais de cinco mil pessoas de todo o País, pelo menos 20% dos brasileiros já pediram empréstimos para quitar contas fixas, gastos em saúde e despesas inesperadas.

Pesquisa SuperSim contou com mais de 5 mil respondentes

O CMO da SuperSim, Brunno Oliveira, explica que, como qualquer outro compromisso financeiro, o empréstimo pode ser a salvação ou a perdição de quem está solicitando. “Ao se tomar um empréstimo, normalmente as pessoas têm uma intencionalidade. O que muitas vezes pode não acontecer é uma boa gestão financeira que permita organizar melhor suas necessidades”, pontuou.

A pesquisa, que mostrou o perfil de solicitantes de empréstimo, aponta que 53,3% dos brasileiros solicitaram empréstimo nos últimos dois anos por algum motivo, indicando a necessidade de acesso ao crédito especialmente por fatores como crise econômica, pandemia e desemprego.

Empréstimo online

Por outro lado, os brasileiros estão cada vez mais conscientes e pesquisam antes de solicitar um empréstimo. Cerca de 23% afirmaram que fizeram buscas no Google, no Reclame Aqui e em redes sociais para então decidir onde solicitar o empréstimo.

“Esse mercado está saturado com fraudes e fakes que geram uma desconfiança natural nos clientes e quem não está tão imerso no mundo digital tem um certo receio de tomar empréstimo em empresas 100% online. Para evitar cair em golpes, busque sempre os canais oficiais da empresa”, explica Brunno, da SuperSim.

Planejamento financeiro para evitar armadilhas

Brunno orienta que é necessário planejamento financeiro para  se organizar em relação ao pagamento de empréstimos, seja no início do ano ou em outros meses. “Para minimizar problemas futuros com quitações é preciso educação financeira. Organizar e planejar, mesmo que seja no papel e na ponta do lápis, permite que esse recurso, o empréstimo, possa ser usado com consciência  e evita qualquer tipo de problema futuro”, destaca.

Conforme a pesquisa, os homens solicitam mais empréstimos que as mulheres, sendo responsáveis por 52,5% dos pedidos. Além disso, a maioria (40%) possui Ensino Médio completo. Em relação à faixa etária, a maior parcela dos solicitantes está entre 35 a 44 anos – mais de 38%.

Pesquisa mostrou perfil de quem solicita empréstimos no Brasil