Já parou para pensar na importância de uma impressora?

No início dos anos 1990 e a popularização dos computadores de uso pessoal, praticamente todas as famílias que decidiram comprar um PC também resolveram ter em casa uma impressora. O item, prático, imprimia os trabalhos escolares, boletos, cartas românticas, qualquer coisa que os moradores quisessem imprimir.

Com o tempo, empresas de impressão se instalaram em praticamente todas as esquinas e logo ter uma impressora em casa foi perdendo o sentido. Imprimir um documento na rua tornou-se mais prático, além de eliminar o custo de manutenção e compra de toner de um aparelho como esse. Hoje, a impressora em casa só faz falta quando a copiadora da esquina está fechada.

Papel impresso está em todo o lugar

Mesmo com a digitalização de boa parte das atividades pessoais e profissionais, as pessoas ainda dependem muito do papel impresso para diversas rotinas. No varejo, por exemplo, uma impressora pode ser responsável desde etiquetas na gôndola do supermercado até adesivos de preços nos produtos da mercearia da esquina.

Na indústria, é possível encontrar códigos de barras impressos para identificar pallets em centros de distribuição e identificação de resíduos a serem descartados. Outro setor que utiliza impressos frequentemente é a saúde: cada paciente recebe em sua entrada em estabelecimento para tratamento uma pulseira que garante sua segurança como paciente.

O fato é que as impressoras tornaram-se presentes de maneira praticamente essencial no dia a dia, sendo um mercado que movimenta bilhões no mundo inteiro, existindo aos milhares e com diversas finalidades. O Brasil representa uma pequena fatia desse bolo, mas várias marcas enxergam no País um espaço potencial para crescimento, como a Zebra Technologies, com sede em Illinois-EUA, que atua em várias verticais como varejo, indústria, transporte e logística, saúde e serviços.

Paulo Takahashi, gerente de engenharia de vendas, explica as aplicabilidades do portfólio de serviço da empresa. “As novas impressoras da Zebra garantem desde pedidos entregues no prazo por varejistas a pacientes mais seguros e bem atendidos em hospitais, o que significa uma vantagem na corrida diária contra a competição, contribuindo para um atendimento melhor e para equipes mais satisfeitas”, disse.

Impressões cada vez mais tecnológicas

Desde a invenção da prensa de Gutenberg, a indústria da impressão vem se desenvolvendo e ampliando suas aplicações. Do tradicional papel impresso em preto e branco, as impressoras evoluíram para oferecer primeiro cores e, com o passar dos anos, imagens cada vez mais definidas.

Hoje, é possível imprimir em camisetas, aplicar verniz em papéis e até fazer com que uma imagem impressa brilhe no escuro. Além disso, as impressoras tornaram possível agilizar a acessibilidade para pessoas cegas, evitando longas horas de escrita manual de documentos em braille.

Impressão 3D

Essa evolução tem apontado para um horizonte cada vez mais amplo, possibilitando, com as impressoras 3D, fazer próteses e órteses em horas. Esse tipo de impressão, na medicina, tem pouco mais de 20 anos, mas aponta que, no futuro, esses avanços poderão ser ainda maiores, inclusive tornando possível imprimir órgãos sintéticos e zerar as filas de transplantes.

Atualmente, é possível imprimir até comida obedecendo orientações nutricionais e de sabor em apenas alguns minutos. Porém, a tecnologia de impressão de objetos não é nova e existe desde a década de 1980. Até 2009 essa tecnologia era protegida por patente, que depois passou a ser open source e foi aperfeiçoada por usuários e pesquisadores de vários lugares.

Aplicação de impressão 3D na indústria

Peças e ferramentas podem ser feitas atualmente com impressoras 3D e, uma vez que esse tipo de impressão se tornar mais popularizada, a indústria de modo geral será ainda mais beneficiada, com reposição e manutenção mais ágil e com menor custo.