Quais os impactos da aplicação de Inteligência Artificial pelos profissionais de marketing?

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma potente ferramenta de otimização de processos em todas as áreas e levado a inúmeros debates na sociedade, com potencial de melhorar a produtividade de diversos setores a longo prazo e ser uma importante aliada da humanidade no desenvolvimento de soluções complexas.

No marketing, sua aplicação já encontrou vários caminhos possíveis, desde melhores ferramentas de aferição de ROI (Retorno Obtido sobre Investimento) até o desenvolvimento de layouts para materiais publicitários, passando por outras possibilidades tais como: o estabelecimento de cenários para o trade marketing, a geração de insights para o desenvolvimento de estratégias mais elaboradas, entre outros.

De fato, a longo prazo, com a correta aplicação de IA e machine learning no marketing, é possível contribuir para aumento de vendas, otimização de processos, personalização da experiência de consumo e outras possibilidades.

As ferramentas de IA atualmente disponíveis evoluíram rapidamente desde o início do século XXI, sendo capazes de criar modelos complexos de análise e decisão do comportamento do consumidor. Diante da era cookieless, momento em que as empresas precisam deixar de depender de dados secundários para estabelecer seus parâmetros de mídia programática e campanhas digitais, os dados primários passaram a ser essenciais, o que gerou uma corrida empresarial pela criação de bases sólidas de CRM (Customer Relationship Management). A vantagem competitiva das empresas atualmente é ser data driven, ou seja, orientadas a dados. A máxima “dados são o novo petróleo” está mais assertiva do que nunca. Os dados primários são a chave para a empresa que quer entender o comportamento do consumidor e estabelecer modelos complexos de tomada de decisão por meio de ferramentas de IA.

Essa revolução de processos e ferramentas leva ao questionamento sobre quais são os impactos da inteligência artificial aplicada ao marketing e, mais importante: como quem utiliza as ferramentas no dia-a-dia, trabalhando, está sendo impactado por elas?

É o que a pesquisa Impactos da Inteligência Artificial pelos profissionais de marketing quer descobrir. Se você é profissional da área, pode responder aqui até 30 de dezembro de 2024. O questionário tem apenas 15 perguntas e demora menos de 5 minutos para ser respondido. Conto com sua participação.